Sim, Vamos!

Depois da 1ª edição em 2022 (em que todos os Cangurus saíram a pular graças à Marta Costa e ao Zé Magalhães), eis que chega a oportunidade desses cangurus (ou outros animais) irem saltar para a lua!!!

Os workshops “Sim, Vamos!” são para crianças entre os 6 e os 12 anos experimentarem o teatro.

Criar histórias, interpretar personagens e imitar alguém é-nos intrínseco, é inerente à nossa essência como seres humanos e torna-nos únicos. Utilizamos as histórias para pensar, para representar emoções e até para projectar os nossos sonhos. O teatro, em idades infanto-juvenis é uma forma de expressão que através do corpo e da voz desenvolve a comunicação e o pensamento artístico, de uma forma divertida.


Conteúdos

Jogo
Corpo
Voz
Improviso
Criação de cenas

memória, dinâmicas de grupo, prazer, ter e dar o foco de cena (jogos em círculo e duplas)







consciência corporal, movimento e coordenação, acidentes (slapstick – estruturas – individuais e em dupla)

projecção vocal, utilização da voz, da palavra e não palavra.

estruturas de improviso, estruturas em grupo e em dupla, plataformas para desenvolver cenas curtas, improviso com objectos, o clown como ferramenta/ plataforma de improvisação e criação de cenas / números.

cenas de grupo ou dupla como proposta de serem repetidas e apresentadas a um pequenos público (amigos e familiares, no último dia do workshop).

Vamos percorrer algumas áreas da improvisação, e do jogo dramático como pontos de partida para criar uma personagem, habitar um espaço e inventar uma história. Vamos utilizar histórias para pensar, para representar emoções e até para projectar os nossos sonhos.

2ª Edição de 2024

A descolagem irá acontecer todos os Domingos, em 12 sessões de 2 horas/cada entre as 11h e as 13h no nº44 da Praça Conde de São Bento – Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Março – 3, 10, 17, 24 | Abril – 7, 14, 21, 28 | Maio – 5, 12, 19, 26

Na última sessão (26 de Maio) os “astronautas” irão fazer uma pequena apresentação aberta!

Todos serão comandados por dois excelentes austronautas: Marta Costa e Alexandre Sá.

Marta Costa é Doutora Palhaça na Operação Nariz Vermelho. Atriz desde 2005, na Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, onde é membro fundador e participa na criação de teatro para bebés “Um dia Alfabético”. Em 2011 ingressou no Clown Laboratori Porto onde, para além de formação contínua, integrou a criação dos espetáculos “Labaret”, “Hora Extraordinária”, e pequenas criações como “Fumar Mata”. Em 2013 colaborou com o projeto Fafe Cidade das Artes e em 2016 estagiou no Teatro e Marionetas de Mandrágora. Já foi dirigida por Pedro Ribeiro, Pedro Fabião, Moncho Rodriguez, Gilberto Oliveira, Filipa Mesquita em linguagens como Teatro, Marionetas, Clown e Musical. Realizou vários workshops com formadores como Peta Lily , Fabrizio Paladin, Jaime Mears, Nuno Pino Custódio, Inês Lua, Yumi Fujitani, Jan Raga, Silvia Leblon, Tom Roos. Profissionalizada em Desporto e Educação Física na FADEUP, foi professora e tem experiência no ensino desde 2008. Atualmente é intérprete no Historioscópio Teatro e Marionetas, membro do Colectivo Estupendo Inuendo e realiza três projetos independentes; um solo de clown “Aceitas?”, uma criação de circo com direção coletiva “Chá das Cinco” e o mais recente projecto com marionetas “Balança”.

Alexandre Sá nasceu em 1984 e é auctor – assim, sem gralhas. Licenciado em Marketing em 2007, estreou-se profissionalmente como actor nesse mesmo ano pela Companhia de Teatro de Braga. Desde então tem trabalhado com as mais variadas entidades e artistas nas áreas do teatro físico, comédia, escrita, narração oral e improvisação. De 2010 a 2015 teve formação e prática contínua em clown, máscara e improvisação no Clown Laboratori Porto. Trabalha como autor e actor para o Colectivo Estupendo Inuendo, Associação Teatro Educação e Bairro dos Livros. É também presença regular nos projectos de cinema do realizador Rúben Marques, pela WOW Filmes. De 2015 a 2019 desenvolveu, a par com Isabel Costa, o “capricho artístico” Ando a Estudar Para Ser Poeta. É membro fundador do colectivo de improvisação Ervilha no Topo do Bolo.

Mais informações através do email: ctosquatroventos@gmail.com ou pelo 964 310 500